Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > O Brasil na Corte de Luís XIV
Início do conteúdo da página

O Brasil na Corte de Luís XIV

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2006, 11h59 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h59

Por ocasião das comemorações do Ano do Brasil na França serão expostas obras de Frans Post representando as primeiras paisagens conhecidas do Novo Mundo,  as quais  por sua  luminosidade e colorido foram oferecidas à Luís XIV em 1679.

Exposição de pinturas de Frans Post ( 1612-1680) - o  Brasil na corte de Luís XIV
Período:  29-09-2005 a  02-01-2006
Local: Museu do Louvre-   Sala da Chepelle-  Asa  Sully -1º andar
                                           34 Quai du Louvre 75001-Paris-França

Por ocasião das comemorações do Ano do Brasil na França serão expostas obras de Frans Post representando as primeiras paisagens conhecidas do Novo Mundo,  as quais, por sua  luminosidades e colorido, foram oferecidas à Luís XIV em 1679. O pintor holandês Frans Post realizou a partir de 1637 as primeiras visões do Novo Mundo pintadas por um europeu.
Dezoito de seus quadros , aos quais se juntam nove paisagens do Brasil executadas após o retorno de Frans Post da Holanda, foram oferecidas à Luís XIV em 1679 por Maurício de Nassau, antigo governador das províncias holandesas do Brasil e comandatário das primeiras telas. Oito destes quadros encontram-se atualmente conservados no Louvre e constituem o centro da exposição. Se somente quatro outras telas deste conjunto são identificadas, outras nos são conhecidas através das gravuras de Post e dos gouaches do século XVIII que complementam a apresentação. Estas paisagens evocam a região de Pernambuco sob domínio holandês até 1654, situada no Nordeste do Brasil. A reunião destes sete quadros pintados por Post no Brasil, hoje dispersados em quatro diferentes lugares,  é um acontecimento na história da arte.
Esta exposição foi realizada graças ao concurso do Banco Safra e ao apoio de Yamato, Co Ltda. em parceria com Paris Première e  RF1.
Publicação do Catálogo: Curadores Pedro Corrêa do Lago e Blaise Ducos, do Depto de Pinturas do Museu do Louvre.Coedição do Museu  Louvre Edições / 5 Continentes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página