Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Minicurso: História Indígena no Brasil, dias 6, 8 e 10 de maio, no CPDOC/FGV
Início do conteúdo da página

Minicurso: História Indígena no Brasil, dias 6, 8 e 10 de maio, no CPDOC/FGV

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 19h24 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h21

O minicurso é uma atividade complementar de extensão realizada pela Escola Superior de Ciências Sociais (FGV/CPDOC), cujo objetivo é apresentar uma visão geral sobre a história indígena no Brasil aos estudantes da FGV e ao público externo (docentes da rede pública de ensino)

Ementa: Etno-história, história e antropologia, abordagens interdisciplinares. O mundo colonial e seus conflitos, encontro de culturas. Os anos imperiais, as leis e a disputa por terras. A realidade indígena no século XX.

Objetivos: O objetivo deste minicurso é pontuar as principais questões que envolveram a história dos índios no Brasil, desde o momento dos primeiros contatos com os portugueses, até os dias atuais, passando por questões como mão-de-obra, terras, etnia, culturas, assimilação e interesses.

Vagas: Serão 30 vagas, das quais 20 para alunos da FGV-Rio (graduação em Ciências Sociais, História, Administração, Direito, Economia e Matemática; Mestrado e Doutorado em História, Política e Bens Culturais) e 10 reservadas para professores de História das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro

Ao longo dos encontros iremos perceber ainda que os índios envolveram-se de forma ativa ao longo de toda a história que se pretende discutir, valorizando a atuação dos povos indígenas e sua ampla capacidade de rearticular interesses e culturas, mesmo diante da situação de violência a qual estavam sendo submetidos.

Prazo para inscrições: 19 de abril de 2013 (vagas limitadas)
Data:06, 08 e 10 de maio
Local: Fundação Getúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, no auditório 318.
Mais informações e inscrições: http://cpdoc.fgv.br/historiaindigena


Texto informado pelo autor

registrado em:
Fim do conteúdo da página